sábado, 4 de abril de 2015

Tigre siberiano (Panthera tigris altaica)

Tigre siberiano macho adulto
O Tigre-siberiano é a maior subespécie de tigre, e é o maior felino selvagem do mundo.

Tigre siberiano adulto
Habita as taigas nevadas da Sibéria, se alimenta de alces, javalis, e em casos extremos, até de ursos pardos.
Possui uma pelagem mais clara, comparado ao tigre indiano. É mais alto, longo e pesado que todos os felinos selvagens existentes no mundo. Pesam mais de 300 quilos, tem 3,15 metros de comprimento e até 1,20 metros na altura da cernelha. Possui um crânio grande e poderoso com presas de 10 cm. Membros fortes e musculosos, podem alcançar mais de 60 km/h. Tem pelagem espessa para suportar o imenso frio da gélida Sibéria. Os machos costumam ser cerca de 2 vezes maiores que as fêmeas.

O maior tigre siberiano de cativeiro pesava 423 quilos e tinha 3,32 metros de comprimento, era um macho chamado Jaipur, que viveu até 1999.

Ao contrário do que alguns pensam, não existe tigre siberiano branco. 

COMPORTAMENTO
Casal de tigres siberianos na neve. Siberian Tiger Park, em Harbin, na China.
O macho é o maior, deitado.
São solitários e territorialistas e costumam evitar contato com humanos. Os tigres siberianos só se juntam na época de acasalamento, quando uma fêmea no período fértil ouve o rugido territorial de um grande tigre macho e vai até o seu território. O casal de tigres acasala cerca de 100 vezes por dia, ao longo de aproximadamente 4 dias. Em torno de 3 meses de gestação, nascem de 2 a 4 filhotes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário